A importância do combate à gengivite - Blog Philips
Home > Dicas de Saúde > A importância do combate à gengivite

A importância do combate à gengivite

21 de dezembro de 2021 Tempo de leitura: 4 minutos

Se você sentir que suas gengivas podem não estar em ótimas condições, você não está sozinho. Muitas pessoas sofrem com os males da gengivite, mas a boa notícia é que, com alguns passos importantes e ação rápida, é possível realizar o tratamento. A Philips se preocupa com o bem-estar e com a saúde bucal. Portanto, ajudamos você a verificar se está com gengivite e a melhor maneira de restaurar a saúde das suas gengivas.

O que é gengivite?

A gengivite é causada pelo acúmulo de bactérias (também conhecidas como placas) entre os dentes. Se você não estiver escovando de forma completa ou com frequência suficiente, as bactérias se acumulam e atacam o tecido das gengivas, causando sangramento e inflamação. Seu dentista também pode se referir à gengivite como doença gengival. Na verdade, é o primeiro estágio da doença gengival e, se não tratada, pode levar a um estágio mais grave da doença da gengiva, conhecida como periodontite.

Como saber se tenho gengivite?

A gengivite tem alguns sinais indicadores aos quais você deve estar atento durante a sua rotina diária de cuidados bucais. Enquanto gengivas saudáveis são normalmente de cor rosa claro, gengivas com gengivite são de cor mais escura, e podem se tornar inflamadas e dolorosas durante a escovação e uso do fio dental.

Soa familiar? Se você notou sangramento ou escurecimento das gengivas, é importante agir rapidamente para evitar mais danos e periodontite. Você não tem a certeza se deve se preocupar? Seu dentista pode orientá-lo se você estiver inseguro sobre a saúde da sua gengiva.

O que devo fazer se achar que tenho gengivite?

Como foi mencionado, a gengivite é tratável. Ou seja, se você estiver sentindo desconforto e sangramento nas gengivas ao escovar e limpar entre os dentes, existem várias etapas que você pode seguir para restaurar a saúde das gengivas. Pensando em melhorar a vida das pessoas, a Philips trás quatro passos para se livrar da gengivite:

Passo 1: Escove seus dentes pelo menos duas vezes ao dia

Ao escovar os dentes, é como se você reiniciasse a formação das placas que estavam acumulando em sua boca desde a última escovação. Entre as sessões, as bactérias naturalmente se acumulam, e por isso é tão importante escovar os dentes com frequência. Idealmente, você vai querer escovar pelo menos duas vezes por dia, por dois minutos cada vez, para manter as bactérias que causam gengivite sob controle;

Passo 2: Escolha a escova de dentes correta

Se você tiver dor causada pela gengivite, tente usar uma escova de dentes projetada especialmente para gengivas sensíveis. A escova de dentes suave foi feita para massagear a linha das gengivas, cuidar de todas as áreas sensíveis e proporcionar uma limpeza eficaz. Para uma limpeza mais completa, considere o uso de uma escova de dentes elétrica como a Philips Sonicare. É mais eficaz na remoção de bactérias do que uma escova de dentes manual;

Passo 3: Limpe entre os dentes

Existem algumas coisas na vida que você sabe que deve fazer todos os dias, mas só consegue fazer parte do tempo. Limpar entre os dentes é uma delas. Se você está preocupado com a gengivite, é hora de intensificar a limpeza. A placa não só se acumula nos dentes, mas também entre eles. Por isso, para combatê-la, você precisará adquirir o hábito de limpar entre os dentes todos os dias. O momento ideal para limpar entre os dentes é antes de escovar os dentes. Isso significa que o flúor em sua pasta de dentes pode remover qualquer detrito que ficou do uso do fio dental;

Passo 4: Marque uma consulta

Se você achar que suas gengivas ainda estão inflamadas e sensíveis, mesmo com cuidado extra e completo, é uma boa idéia agendar uma consulta com seu dentista. Ele poderá dar conselhos mais específicos sobre como lidar e tratar a gengivite e analisar melhor a sua saúde oral em geral.

Agora que você sabe o que é gengivite e como tratá-la, não se esqueça de manter a escovação regular e limpar entre os dentes para ajudar a manter uma boa saúde bucal. Conte sempre com a Philips!

Filtre por categorias

  • Dicas de Saúde
  • Dicas Femininas
  • Dicas Masculinas
  • Dicas para o Bebê

Navegue por Data

2021

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

mulher grávida
menina com escova de dentes elétrica