Como manter seus dentes saudáveis - Blog Philips
Home > Dicas de Saúde > Como manter seus dentes saudáveis

Como manter seus dentes saudáveis

21 de dezembro de 2021 Tempo de leitura: 6 minutos

escovando os dentes

Manter os dentes limpos e saudáveis é uma parte importante da saúde e do bem-estar geral do seu corpo. Pensando nisso, a Philips ensina estas 5 dicas importantes para manter uma boca saudável e feliz.

Corpo, mente e espírito: a importância de manter os dentes saudáveis

A saúde da sua boca é vista por pesquisadores e médicos da área da saúde como a janela para o bem-estar geral do seu corpo. A saúde de seus dentes e gengivas afeta a maneira como você fala, a maneira como você come e até mesmo a sua aparência. Isso significa, por exemplo, que se você estiver sentindo dor de dente, gengiva ou perda de dentes, você será forçado a tomar decisões específicas sobre o que você é capaz de comer (ou não). Essas decisões forçadas inevitavelmente prejudicarão sua capacidade de comer seus alimentos favoritos e afetarão negativamente os eventos sociais com a família e os amigos.

O cuidado bucal pode ser fácil de ignorar, mas a dor e o desconforto que surgem dos problemas de saúde bucal certamente afetarão a maneira como você interage com as pessoas. Todo o seu corpo está conectado, e o papel que sua boca desempenha na sua qualidade de vida é significante.

Dicas de sucesso para manter a boca e sorriso mais saudáveis

Você já teve dor de dente? Gengivas doloridas? A boa notícia é que os problemas de saúde bucal são evitáveis e (quando detectados cedo) tem solução. Seus dentes e gengivas são bastante resistentes e voltar à saúde completa pode ser tão simples quanto:

  1. Escovar por mais de 2 minutos ao menos duas vezes por dia;
  2. Usar fio dental consistentemente todos os dias;
  3. Enxaguar frequentemente com água ou enxaguante bucal.

Às vezes, porém, será necessário ir além da rotina regular de escovação e uso do fio dental. Uma boca cheia de dentes e gengivas saudáveis facilitará muito a sua vida, então aqui estão algumas ótimas dicas para garantir que você não terá que se preocupar mais tarde.

Dica 1: Trocar a escova a cada 3 meses

A explicação do por que você deve trocar a escova a cada 3 meses é baseada na regra de cuidados orais de ouro que você deve escovar 2 vezes por dia por pelo menos 2 minutos por cada escovação; e 3 meses é na verdade o tempo que leva para as cerdas da cabeça da escova começarem a desfiar e quebrarem, perdendo a capacidade de limpar os dentes de forma consistente.

Ao trocar a escova há cada 3 meses, você garantirá que sua escovação está efetivamente removendo a placa bacteriana e mantendo seus dentes e gengivas limpos e saudáveis. Além disso, os dentistas geralmente concordam que as escovas de dentes elétricas são melhores contra as placas e mais gentis com as gengivas do que as manuais. Com 62.000 movimentos por minuto, a limpeza que a sua boca recebe de uma única sessão de escovação de 2 minutos com uma escova de dentes elétrica da Philips Sonicare é equivalente a 1 mês de escovação manual.

Dica 2: Usar o fio dental todos os dias

Você sabia que quase 40% da área de superfície dos dentes não pode ser alcançada pela maioria das cerdas das escovas? Isso significa que mesmo que você seja a pessoa mais perfeccionista do mundo, ainda assim será incapaz de remover bactérias causadoras de placas de mais de um terço da sua boca. A única maneira de alcançar esses espaços apertados, então, é:

  1. Beber muita água;
  2. Usar fio dental pelo menos uma vez por dia.

O irrigador oral Philips AirFloss Ultra, por exemplo, remove até 99,9% da placa nas áreas tratadas. Lembre-se, cáries e doenças nas gengivas podem se formar onde quer que a placa cresça e endureça, então manter os dentes saudáveis significa chegar a todas aquelas áreas difíceis de alcançar.

Dica 3: Escove sua língua

Existem muitos fatores que podem causar mau hálito. A bactéria que faz com que você tenha mau hálito persistente, no entanto, vive em seu estômago e boca. Ao adicionar uma raspagem completa da língua à sua rotina diária de cuidados orais, você não apenas ajudará a eliminar o potencial de interações sociais inadequadas, mas também removerá uma quantidade ainda maior de bactérias que causam a formação de placa em seus dentes e gengivas, antes mesmo delas terem uma chance de crescer.

Dica 4: Encontre um dentista que você goste

Encontrar um dentista que você gosta (ou pelo menos confia) é fundamental para a sua saúde bucal em geral. Você deve visitar seu dentista a cada 6 meses (pelo menos). A placa que se acumula nos dentes – quando não removida – rapidamente endurece em tártaro (em apenas 18 horas). O tártaro não tratado pode causar cáries e gengivite. E a única maneira de remover o tártaro é visitando o seu dentista. Seu dentista lhe dará as informações necessárias para tomar boas decisões sobre sua saúde. Formar um bom relacionamento com ele não apenas garantirá que sua boca permaneça limpa e saudável, mas também lhe dará a capacidade de realmente ouvir o que ele está dizendo e agir adequadamente.

Dica 5: Beba moderadamente

Embora isso não seja um post sobre sua dieta, é importante entender que as bebidas que você escolhe para consumir também podem afetar a saúde de seus dentes e gengivas. Você provavelmente ficará decepcionado ao saber que a água na temperatura ambiente é a melhor escolha quando se considera sua saúde bucal. Para manter uma boca saudável, siga essas dicas:

  1. Líquidos claros ou levemente coloridos são menos propensos a manchar os dentes;
  2. Bebidas com baixo teor de açúcar e de carboidratos não são boas apenas para a sua cintura, elas também são boas para a sua linha de gengiva;
  3. Bebidas ácidas, como sucos, café e vinho tinto, irão manchar os dentes e causar o amolecimento e o desgaste do esmalte dentário;
  4. Líquidos super quentes ou frias também podem enfraquecer o esmalte dentário e causar irritação gengival;
  5. Quando você quiser beber o que quiser, após acabar, faça um bochecho com água, espere 45 minutos e escove os dentes para remover os resíduos.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que tenha ajudado você a encontrar uma maneira de manter os seus dentes sempre saudaveis! Conte sempre com a Philips!

Filtre por categorias

  • Dicas de Saúde
  • Dicas Femininas
  • Dicas Masculinas
  • Dicas para o Bebê

Navegue por Data

2021

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

mulher grávida
menina com escova de dentes elétrica