Quais são os prós e contras de usar chupeta? - Blog Philips
Home > Dicas para o Bebê > Quais são os prós e contras de usar chupeta?

Quais são os prós e contras de usar chupeta?

1 de agosto de 2022 Tempo de leitura: 5 minutos

chupeta

É a pergunta que está na boca de todas as mamãe e papais de primeira viagem: “as chupetas são ruins?”. Do seu vizinho ao seu médico e da sua mãe ao seu blog favorito, você provavelmente já ouviu inúmeras opiniões sobre o uso de chupeta. É por isso que é hora de responder às perguntas realmente importantes: “bebê pode dormir com chupeta?” e “a chupeta afeta os dentes?“.

Você sabe melhor do que ninguém o que é certo para o seu bebê, mas informação nunca é demais quando o assunto é maternidade. Aqui, ajudaremos a equipá-la com todos os fatos essenciais, para que você possa tomar uma decisão sobre o uso da chupeta com confiança.

O que é uma chupeta?

Vamos começar pelo básico: o que é uma chupeta? Uma chupeta é um mamilo de silicone dado a um bebê ou criança pequena para chupar. A chupeta padrão tem um mamilo, um protetor bucal e uma alça. O protetor bucal e a alça estão lá para evitar que a criança engasgue ou a engula.

Por que muitos bebês usam chupeta? O objetivo principal de uma chupeta se resume ao fato de que os bebês nascem com um instinto de sucção. Se eles estão entediados, cansados ​​ou precisando de conforto, esse instinto de sucção é “ativado”. Alguns bebês preferem chupar os polegares ou dedos, e outros preferem chupetas.

O efeito da chupeta no bebê

A chupeta fornece um efeito muito calmante em seu bebê. Abaixo estão algumas razões por trás do uso de chupeta em recém-nascidos:

  • Ajuda o seu bebê a adormecer
  • Acalma o seu bebê assustado
  • Ajuda na digestão

Então, como você pode ver, todos esses motivos tem um ponto em comum: eles mantém seu bebê calmo, satisfazendo sua necessidade inata de mamar.

Prós e contras da chupeta

Portanto, se você optar por dar uma chupeta ao seu bebê, vamos dar uma olhada nos prós e contras da chupeta.

Prós do uso da chupeta

A seguir estão alguns dos benefícios de dar ao seu bebê uma chupeta:

1. Satisfaz o reflexo de sucção

O primeiro benefício da chupeta é que ela atende à necessidade de sucção do bebê. Embora o peito ou a mamadeira geralmente possam satisfazer essa necessidade, as chupetas podem ajudar a acalmar o bebê entre as sessões de alimentação. Mas lembre-se de que as chupetas não devem ser usadas como substitutas ou para atrasar as refeições.

2. Incentiva o bebê a se acalmar

Outro benefício do uso da chupeta é que ela pode encorajar seu bebê a se acalmar quando ele estiver chorando ou chateado.

3. Acalma seu bebê durante procedimentos dolorosos

Se o seu bebê precisa tomar vacina ou coletar o sangue, então a chupeta é uma ótima maneira de reduzir a dor e manter seu bebê calmo no consultório do médico.

4. Ajuda o bebê a adormecer

Os pais costumam perguntar “bebê pode dormir com chupeta?“. A chupeta pode definitivamente ser usada para ajudar seu bebê a adormecer, logo antes da hora da soneca ou depois de uma mamada; a maioria dos bebês acha a sucção calmante. Fique perto do seu bebê enquanto a chupeta faz sua mágica e lembre-se – nunca deixe seu bebê com a chupeta sem supervisão.

5. Você pode monitorar o uso da chupeta

Ao contrário de chupar o dedo, você pode monitorar quando o seu bebê usa uma chupeta. Isso lhe dá a capacidade de limitar o uso ou retirá-lo à sua disposição. Também torna mais fácil quebrar o hábito quando chegar a hora.

Contras do uso da chupeta

Como a maioria das coisas na vida, existem algumas desvantagens do uso de chupeta. Portanto, aqui estão algumas razões pelas quais você pode optar por não oferecer a chupeta ao seu bebê:

1. Confusão de mamilos

Embora a ‘confusão de mamilos‘ seja uma preocupação para muitos pais, não há evidências científicas reais que apoiem ​​isso. No entanto, é recomendável que você espere até que seu bebê esteja mamando bem antes de oferecer uma chupeta, o que geralmente ocorre em torno de três a quatro semanas de idade.

2. Facilmente derrubadas

As chupetas tendem a ser facilmente derrubadas ou cuspidas no chão, o que exige uma limpeza adequada antes de colocar de volta na boca do recém-nascido. Se você decidir usar uma chupeta, certifique-se de estar munido com o equipamento de limpeza adequado enquanto estiver em movimento.

3. Fornecimento limitado

O que você ganha quando um recém-nascido está acostumado com a chupeta e a perde? Um recém-nascido não tão feliz. Se você vai depender de chupetas para atender às necessidades de sucção do seu bebê, certifique-se de viajar com um suprimento de reserva, caso o seu bebê a perca. Dessa forma você evitará um recém-nascido estressado.

4. Problemas com os dentes do seu filho

Talvez uma das preocupações mais comuns entre as novas mães que pensam em usar ou não chupeta: o efeito da chupeta nos dentes. É verdade que o uso inadequado ou prolongado da chupeta pode levar a problemas dentários, incluindo problemas de alinhamento dos dentes. Certifique-se de escolher uma chupeta projetada para ajudar no desenvolvimento oral saudável.

Usar ou não chupeta…

Então, as chupetas são ruins? Há muitos pais que optam por usar chupetas para seus recém-nascidos, pois possuem muitas vantagens positivas. Se você achar que a opção de chupeta é para você, explore as diferentes opções disponíveis e certifique-se de adaptá-las ao desenvolvimento do seu bebê.

Para mais dicas, clique aqui.

Filtre por categorias

  • Dicas de Saúde
  • Dicas Femininas
  • Dicas Masculinas
  • Dicas para o Bebê

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

Quais alimentos evitar durante a gravidez
Quando extrair o leite materno