Como lidar com a dermatite de contato? - Blog Philips
Home > Dicas femininas > Como lidar com a dermatite de contato?

Como lidar com a dermatite de contato?

9 de janeiro de 2023 Tempo de leitura: 5 minutos

Que a depilação feminina é um assunto comum para a maioria das mulheres, já sabemos. A raspagem e remoção dos pelos feita em casa ganhou uma nova proporção com a chegada do isolamento social, é outra verdade. Mas, você sabia que a depilação pode ocasionar doenças dermatológicas como a dermatite de contato, se não tomarmos os devidos cuidados com a pele?

De acordo com a médica dermatologista consultora da Philips, Dra. Judith Cavalcante, a dermatite de contato é uma inflamação na pele que surge pela exposição a uma substância que gera irritação ou alergia. “Extrato de plantas, níquel ou outros metais, cosméticos e detergentes são as causas mais comuns para esta condição da pele. Além disso, ela afeta cerca de 10% da população e é a terceira causa mais comum de consultas ao dermatologista”, explica a especialista.

Segundo a profissional, alguns métodos depilatórios, como a depilação com cera à base de extratos de plantas ou agentes cítricos, como o limão, e o uso da lâmina que permite o contato direto do metal com a pele, podem contribuir para uma maior irritação na pele, ocasionando este tipo de dermatite. Outra observação é que o uso da cera fria ou quente, assim como da lâmina, pode acabar removendo parte da camada mais superficial da pele ou provocando arranhões, deixando-a mais suscetível ao problema, que pode atingir a todos os tipos de pele.

“A lesão pode aparecer já na primeira vez em que a depilação é feita e apenas no local do contato e, neste caso, trata-se de um processo irritativo. Já a dermatite de contato alérgica, pode ocorrer após repetidas exposições da pele à substância irritante, ocasionando uma reação do sistema imunológico na área de contato ou em outras partes do corpo” relata a médica.

Dra. Judith alerta que as mulheres que preferem a remoção dos pelos do corpo e têm predisposição a dermatite de contato não precisam abandonar a depilação. “Existem maneiras de garantir a pele lisinha sem prejudicar tanto a pele”, reforça.

Confira os cuidados indicados pela especialista para uma depilação segura:

  1. Escolha métodos depilatórios mais gentis, de acordo com a sua realidade, e realize a remoção dos pelos sempre fora do período de crise da pele.
  2. A depilação com linha, desde que utilizadas fibras hipoalergênicas, é uma boa opção para pequenas áreas como buço e sobrancelhas.
  3. Se você prefere depilar-se sozinha, a depilação elétrica é uma boa escolha. Há aparelhos no mercado que arrancam ou cortam o pelo com um bom custo-benefício. Mas, atenção para escolher aparelhos com revestimentos não-irritantes para a pele.
  4. Para quem prefere métodos de efeito mais prolongado, a indicação é a depilação a laser ou luz pulsada, feita por um profissional habilitado. Na maioria das vezes este método tem um custo mais elevado.
  5. Mantenha a pele macia utilizando cremes hidratantes, evitando banhos com água muito quente e consumindo de 2 a 3 litros de água por dia. A hidratação ajuda a manter a função de barreira de pele, protegendo-a de dermatites.
  6. Evite o uso de ácidos na região a ser depilada 3 dias antes e 3 dias após o procedimento. Evite também o uso de perfumes e outros irritantes na região por pelo menos 24 horas.
  7. Evite sol imediatamente após a depilação e use sempre filtro solar ao se expor, para evitar queimaduras e manchas.
  8. Sempre que houver lesões de pele geradas pela depilação, suspenda o método depilatório e procure um dermatologista.

O Depilador Philips Série 8000(BRE700) conta com tecnologia avançada e discos de cerâmica mais largos, que capturam maior quantidade de pelos em uma única passada proporcionando uma depilação mais potente ao mesmo tempo em que é suave. O aparelho possui ainda duas velocidades, Luz Opti-light, cabo de formato ergonômico, capacidade para 40 minutos de funcionamento contínuo, acessório para esticar a pele e capa para áreas sensíveis e é 100% a prova d’água.

Aparador de pelos Lady Shaver Série 6000 (BRL136) raspa os pelos do corpo de maneira rápida e eficaz. A sua lâmina flexível e com pontas arredondadas garante uma depilação segura e livre de arranhões, proporcionando uma pele macia e sem irritações. Possui um pente aparador de pelos, esticador de pele, luva esfoliante e tampa de deslizamento. Com autonomia para 40 minutos de uso. Além disso, pode ser usado à seco ou molhado.

Aparador de Pelos Íntimos Bikini Genie Philips (BRT383/15) foi desenvolvido para aparar, raspar ou modelar os pelos da região íntima de forma indolor e segura. Pode ser usado seco ou molhado, possui pentes de 3-5mm para aparar do tamanho desejado, e cabeça raspadora que garante uma virilha ainda mais lisinha. Apresenta design ergonômico para facilitar o movimento ao redor da linha do biquíni. Além disso, sua cabeça lavável do aparador permite uma higiene perfeita. Alimentado por bateria para uma maior portabilidade.

Para mais dicas como essa, clique aqui.

Filtre por categorias

  • Dicas de saúde
  • Dicas femininas
  • Dicas masculinas
  • Dicas para o bebê
  • Sem categoria

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

pelo
cabelos bonitos