Quando amamentar o seu bebê? - Blog Philips
Home > Dicas para o Bebê > Quando amamentar o seu bebê?

Quando amamentar o seu bebê?

23 de novembro de 2021 Tempo de leitura: 5 minutos

quando amamentar o seu bebê

Durante e após a gravidez, as mães experimentam mudanças incríveis, especialmente nos seios. Para aquelas que optam por amamentar, é de se perguntar quando seu corpo começa a produzir leite na gravidez. Contudo, um pouco de preparação ajuda bastante na amamentação. A Philips te ajuda e discute tudo sobre o colostro, respondendo as perguntas comuns, explicando qual o momento certo para iniciar com o leite após o nascimento e quando seu corpo começa a produzir leite na gravidez. Como sempre procure opinião de um profissional especializado na área caso tiver mais perguntas.

Como se preparar para amamentação?

Acima de tudo, estar preparada pode ajudar as mães a se sentirem mais calmas quando o corpo começa a produzir leite após o nascimento. Aqui estão algumas dicas de como se preparar para amamentar:

  • Agende uma consulta com uma especialista. Isso pode ser especialmente para mães que têm mamilos invertidos, pois podem ajudá-las aprender o que esperar da amamentação e o que devem fazer;
  • Estabeleça metas de amamentação. Pesquisas afirmam que estabelecer metas motiva as mães a permanecerem no caminho certo e a se sentirem motivadas sobre amamentação;
  • Crie um plano de alimentação. Assim como um plano de parto, este poderá ajudar os pais a se preparar seus familiares. Por exemplo, educar sua família sobre como as rotinas de bombeamento funcionam, pode ajudar eles a te auxiliarem;
  • Planeje um contato pele a pele. Esse contato do bebê com a mãe pode ser um bom início; Assim, antecipe entender como a amamentação pode evoluir a medida que o bebê cresce. Saiba como os bebês crescem e como será a jornada de amamentação.

As mães devem estabelecer uma equipe de apoio para ajudá-las ao longo de sua jornada de amamentação. Afinal, o que é uma boa equipe de suporte? Isso inclui profissionais especializados, aulas de pré-natal, um consultor de lactação, além de aplicativos, comunidades e familiares. Nesse sentido, ler sobre amamentação e compartilhar os recursos com amigos e familiares pode ajudar as mães e seus amigos se sentirem mais confiante.

Quando o leite materno começa a ter papel fundamental na gravidez?

Então, quando começa a produzir leite? Na verdade, a produção começa durante a gravidez de uma mulher. No período antes do parto, os seios estão preocupados em se preparar para fazer o leite e as mulheres costumam notar alterações. A princípio, essas alterações podem incluir:

  • Hipersensibilidade;
  • Aumento do tamanho de peito;
  • Mamilos mais escuros e maiores;
  • Veias escuras;
  • Vazamento de colostro.

Em primeiro lugar, como exatamente é feito o leite materno? Enquanto os seios estão se preparando para produzir leite, existem dois hormônios importantes que são difíceis de produzir: leite de prolactina e ocitocina. A prolactina é o que produz o leite e é ativada quando o mamilo é estímulado. O hormônio oxitocina ejeta o leite e é ativado pelo som, cheiro e sucção do bebê. Durante a gravidez, o leite materno é geralmente suprimido pela progesterona até a mãe dar à luz, momento em que a prolactina entra em ação.

Quando o leite materno entra após o nascimento?

Vimos quando o leite materno é produzido, agora vamos ver o que acontece após o nascimento. As primeiras 36 a 72 horas após o parto terão um papel importante para o suprimento de leite da mãe, e é por isso que devemos se esforçar para aumentar durante esse período.

Portanto as mães devem estímular ao máximo possível os seios após o parto, alimentando-se de forma correta e utilizando bombas de mama.

Quando o leite materno começa? O primeiro leite da mãe geralmente chega logo após o parto, mas muda nas próximas semanas. A seguir está a descrição de como e quando o leite transita após o nascimento.

1. Colostro

O primeiro leite após o nascimento tem nome de colostro, substância rica em proteínas, anticorpos e carboidratos. Algumas mães o produzem de cor amarelada e espesso. O colostro começa a ser produzido nas primeiras 24h após o nascimento, portanto ele é uma substância essêncial para o crescimento do recém-nascido e para o desenvolvimento dele. Caso o leite não venha nesse período, não se preocupe, apenas notifique o médico para que o bebê seja alimentado nesse período.

2. A transição para o leite

Se o colostro chega após o nasicmento, quando chega o leite? O leite começa a aparecer de 2 a 5 dias após o parto. O leite de transição é o leite entre colostro e o leite maduro. Este, apesar de uma diferença de coloração, também é muito nutritivo para o seu bebê.

3. O leite maduro

Após duas semanas do parto o leite maduro começa a chegar. Normalmente a produção é em grandes quantidades em seios estímulados. O leite maduro varia de quantidade de nutrientes e é exatamente o que o bebê precisa nos primeiros 6 meses de vida. Normalmente, são necessárias de 3 a 6 semanas de aleitamento materno para estabelecer um bom suprimento de leite.

Por fim, sabemos que há muitas perguntas que acompanham a amamentação. A melhor escolha é consultar ajuda profissional para mais respostas. Cuide do seu corpo, cuide de você!

Filtre por categorias

  • Dicas de Saúde
  • Dicas Femininas
  • Dicas Masculinas
  • Dicas para o Bebê

Navegue por Data

2022

2021

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

ingurgitamento mamario
canal de leite obstruido