Durante e após a gravidez, as mães experimentam mudanças incríveis, especialmente nos seios. Para aquelas que optam por amamentar, é de se perguntar quando seu corpo começa a produzir leite na gravidez. Contudo, um pouco de preparação ajuda bastante na amamentação. A Philips te ajuda e discute tudo sobre o colostro, respondendo as perguntas comuns, explicando qual o momento certo para iniciar com o leite após o nascimento e quando seu corpo começa a produzir leite na gravidez. Como sempre procure opinião de um profissional especializado na área caso tiver mais perguntas.
Acima de tudo, estar preparada pode ajudar as mães a se sentirem mais calmas quando o corpo começa a produzir leite após o nascimento. Aqui estão algumas dicas de como se preparar para amamentar:
As mães devem estabelecer uma equipe de apoio para ajudá-las ao longo de sua jornada de amamentação. Afinal, o que é uma boa equipe de suporte? Isso inclui profissionais especializados, aulas de pré-natal, um consultor de lactação, além de aplicativos, comunidades e familiares. Nesse sentido, ler sobre amamentação e compartilhar os recursos com amigos e familiares pode ajudar as mães e seus amigos se sentirem mais confiante.
Então, quando começa a produzir leite? Na verdade, a produção começa durante a gravidez de uma mulher. No período antes do parto, os seios estão preocupados em se preparar para fazer o leite e as mulheres costumam notar alterações. A princípio, essas alterações podem incluir:
Em primeiro lugar, como exatamente é feito o leite materno? Enquanto os seios estão se preparando para produzir leite, existem dois hormônios importantes que são difíceis de produzir: leite de prolactina e ocitocina. A prolactina é o que produz o leite e é ativada quando o mamilo é estímulado. O hormônio oxitocina ejeta o leite e é ativado pelo som, cheiro e sucção do bebê. Durante a gravidez, o leite materno é geralmente suprimido pela progesterona até a mãe dar à luz, momento em que a prolactina entra em ação.
Vimos quando o leite materno é produzido, agora vamos ver o que acontece após o nascimento. As primeiras 36 a 72 horas após o parto terão um papel importante para o suprimento de leite da mãe, e é por isso que devemos se esforçar para aumentar durante esse período.
Portanto as mães devem estímular ao máximo possível os seios após o parto, alimentando-se de forma correta e utilizando bombas de mama.
Quando o leite materno começa? O primeiro leite da mãe geralmente chega logo após o parto, mas muda nas próximas semanas. A seguir está a descrição de como e quando o leite transita após o nascimento.
O primeiro leite após o nascimento tem nome de colostro, substância rica em proteínas, anticorpos e carboidratos. Algumas mães o produzem de cor amarelada e espesso. O colostro começa a ser produzido nas primeiras 24h após o nascimento, portanto ele é uma substância essêncial para o crescimento do recém-nascido e para o desenvolvimento dele. Caso o leite não venha nesse período, não se preocupe, apenas notifique o médico para que o bebê seja alimentado nesse período.
Se o colostro chega após o nasicmento, quando chega o leite? O leite começa a aparecer de 2 a 5 dias após o parto. O leite de transição é o leite entre colostro e o leite maduro. Este, apesar de uma diferença de coloração, também é muito nutritivo para o seu bebê.
Após duas semanas do parto o leite maduro começa a chegar. Normalmente a produção é em grandes quantidades em seios estímulados. O leite maduro varia de quantidade de nutrientes e é exatamente o que o bebê precisa nos primeiros 6 meses de vida. Normalmente, são necessárias de 3 a 6 semanas de aleitamento materno para estabelecer um bom suprimento de leite.
Por fim, sabemos que há muitas perguntas que acompanham a amamentação. A melhor escolha é consultar ajuda profissional para mais respostas. Cuide do seu corpo, cuide de você!
Para mais dicas como essa, clique aqui.
2023
2022