O que é um dentista pediatra? - Blog Philips
Home > Dicas para o Bebê > O que é um dentista pediatra?

O que é um dentista pediatra?

7 de março de 2022 Tempo de leitura: 3 minutos

Um dentista pediatra previne e detecta precocemente condições de saúde bucal em bebês e crianças. Dessa forma, a Philips ensina como eles podem ajudar a preparar a infância de seu filho para um futuro saudável.

Parece que você acabou de sair do hospital. Como já é hora da primeira visita ao dentista? Contudo, se os primeiros dentes do seu bebê aparecerem, ou se aproximarem do primeiro aniversário, é hora de marcar a primeira visita ao dentista. É aqui que o atendimento odontológico pediátrico entra em cena.

O que esperar de um dentista pediatra?

Um dentista pediatra é um médico especializado em cuidados orais para bebês e crianças. Portanto eles se concentram na prevenção e detecção de condições de saúde bucal. Eles também ajudarão a tornar a primeira experiência do seu filho com um dentista positiva.

  • É importante prevenir tudo neste estágio inicial da vida do seu filho;
  • Veja o que esperar de uma visita a um dentista pediatra;
  • Detecção precoce da cárie dentária;
  • Programa para cuidar dos dentes do seu filho em casa;
  • Informação sobre crescimento e desenvolvimento futuro;
  • Orientações sobre os hábitos de chupar os polegares, dedos e chupeta;
  • Evitar danos na boca e nos dentes do seu filho;
  • Primeira experiência positiva com um dentista.

Então as duas coisas principais que o atendimento odontológico pediátrico ajudará o seu filho são a prevenção da cárie dentária e o desenvolvimento saudável dos dentes.

1. Prevenção da cárie dentária

A cárie dentária pode ocorrer assim que o bebê deixa de beber leite materno e transita para outras bebidas e alimentos sólidos. É causada por bactérias de açúcares e carboidratos que, ao longo do tempo, formam colônias nos dentes e entre os dentes e provocam cáries;

2. Desenvolvimento saudável dos dentes primários

Os dentes primários são os primeiros dentes do seu filho e abrem caminho para a saúde bucal futura. Então eles ajudam no desenvolvimento da fala, permitem a mastigação e reservam espaço para os dentes permanentes.

Quando devo levar meu filho a um dentista pediatra?

A princípio provavelmente parece um pouco cedo para ir ao dentista mas se os primeiros dentes do seu bebê aparecerem, ou se aproximarem do primeiro aniversário, é melhor agendar uma visita ao dentista.

Então, após a primeira visita, é recomendado check-ups regulares duas vezes por ano. Seu filho pode continuar a visitar um dentista pediatra até a adolescência.

Hábitos saudáveis ​​de escovação em casa

Portanto, entre as visitas ao dentista , você pode cuidar dos dentes e gengivas do seu filho escovando-os regularmente. Antes dos dentes aparecerem, apenas limpe as gengivas do bebê com uma escova ou pano macio e água. Então, quando os dentes aparecerem, escove os dentes do seu bebê duas vezes ao dia com uma escova feita para sua faixa etária e creme dental com pouco ou nenhum flúor até que seu filho consiga cuspir.

Dessa forma, cuidar dos dentes do seu filho em casa, combinado com o atendimento odontológico regular, prepara seu filho para um sorriso brilhante no futuro.

Filtre por categorias

  • Dicas de Saúde
  • Dicas Femininas
  • Dicas Masculinas
  • Dicas para o Bebê

Navegue por Data

2022

2021

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

ingurgitamento mamario
canal de leite obstruido