Quando extrair o leite materno? - Blog Philips
Home > Dicas para o Bebê > Quando extrair o leite materno?

Quando extrair o leite materno?

11 de julho de 2022 Tempo de leitura: 7 minutos

Quando extrair o leite materno

Mesmo quando você não pode estar com o seu filho, você pode garantir que ele tome o seu leite materno usando um extrator de leite. Você pode continuar amamentando se estiver voltando a trabalhar, ou apenas queira um pouco mais de flexibilidade na hora da amamentação.

Não sabe por onde começar a extrair leite ou quando começar a extrair? Não se preocupe – reunimos um guia rápido sobre como extrair leite e os benefícios de usar um extrator. Também daremos dicas para extrair o leite fora de casa, como manter sua produção de leite e como armazenar o leite materno com segurança.

Quando devo começar a extrair?

A maioria das mulheres começa a extrair o leite após seis meses, mas pode haver circunstâncias em que você precise começar mais cedo.

Se você está ansiosa para começar a extrair o mais rápido possível, e se pergunta, quando posso começar a extrair? a resposta é: poucas horas após o nascimento. Algumas mães acham útil extrair o leite no início, especialmente se o bebê estiver com problemas de pega, pois isso ajuda a iniciar a produção de leite.

Depois de ajustar a amamentação, algumas mães acham útil extrair leite para que seu parceiro possa ajudar com as mamadas noturnas ou se elas estiverem voltando ao trabalho.

Não há uma regra específica sobre quando começar a bombear, então você pode escolher o momento em que estiver mais confortável. Portanto, quaisquer que sejam suas necessidades, você pode pensar na extração do leite como uma forma de amamentar com mais flexibilidade.

Dúvidas comuns

Quanto tempo e leite devo bombear? Quais equipamentos eu preciso? Toda mãe tem dúvidas, mas não se preocupe, é fácil pegar o jeito.

Diferentes extratores de leite podem funcionar de formas ligeiramentes diferentes, por isso leia o manual de instruções. E lembre-se, pode levar um minuto ou dois de bombeamento antes que seu leite comece a fluir – então não entre em pânico se você não vir o leite imediatamente!

Não sabe por quanto tempo deve extrair o leite? Se você tiver tempo, tente bombear até que seus seios estejam completamente vazios. É dificil dizer quanto tempo levará pois cada mulher é diferente e o tempo pode variar.

A quantidade de leite que você estará bombeando pode depender de quando você amamentou pela última vez. Portanto, o quão relaxada você está e a hora do dia podem afetar a sua produção de leite. Se você está com dificuldades, geralmente a manhã é considerada um bom momento para bombear pois, enquanto você dorme, os hormônios que ajudam a produzir leite aumentam.

Deixe pelo menos uma hora entre a extração e a próxima sessão de amamentação – você quer ter certeza de que tenha leite para o bebê! Portanto, ao amamentar, tome o tempo que for necessário para garantir que seu bebê fique cheio e satisfeito. Use a bomba para garantir que os seios estejam vazios e armazene o leite extra.

Dicas de bombeamento

Esteja você extraindo leite em casa para uma alimentação noturna ou extraindo no trabalho, existem algumas dicas importantes a serem lembradas.

1. Planeje com antecedência

Se você sabe que estará longe de seu bebê, coloque um extrator de leite em sua rotina algumas semanas antes. Assim você começará a fornecer leite para o seu bebê e se acostumará a usar um extrator.

2. Equipe-se

Você pode ou não estar ciente do que é conhecido como reflexo de descida, que estimula o fluxo de leite acionando o hormônio oxitocina. A oxitocina faz com que a mama produza o leite que pode ser extraído. O hormônio pode ser acionado de algumas maneiras diferentes, inclusive vendo seu bebê. Portanto, muitas mães acham que pode ajudar ter uma foto do bebê à mão se elas estiverem extraindo leite fora de casa. E você também pode gostar de usar absorventes para seios para proteger sua roupa do leite quando terminar de extrair, assim você evita que o leite vaze na sua roupa.

3. Encontre um lugar confortável

Quanto mais confortável você estiver, mais fácil será extrair o leite. Então encontre um espaço tranquilo e privado e não tenha medo de adicionar toques pessoais como iluminação, música e fotos. Também é uma boa ideia procurar assentos com bastante apoio para que você possa se sentar de maneira ereta. É mais fácil fazer o leite fluir dessa maneira.

4. Extraia conforme necessário

Para manter sua produção de leite, certifique-se de bombear o leite pelo menos tantas vezes quanto você normalmente alimenta. Então, se você normalmente alimenta três vezes durante o tempo em que está ausente, bombeie o leite pelo menos três vezes.

Como escolher o melhor extrator de leite

Existem vários tipos diferentes de extratores que você pode escolher e benefícios diferentes para cada um. Então procure algo projetado para ajudá-la a se sentir confortável e pensar em seu estilo de vida geral. Você prefere algo projetado para uso em movimento? Ou você só precisa de algo que a permita extrair o leite rapidamente?

Extrator de Leite Eureka duplo

O Extrator de Leite Eureka duplo é a opção mais eficiente. Embora seja um investimento maior, você obterá mais leite em menos tempo e de maneira silenciosa, tornando-o uma boa opção para mães que extraem diariamente – em casa ou no trabalho.

Extrator de Leite Elétrico Silencioso 

Entre em uma nova era de extração com um equilíbrio perfeito de sucção e estimulação do mamilo inspirado na forma natural como os bebês mamam. O Extrator de leite elétrico Philips Avent mantém o fluxo de leite ideal e se adapta suavemente ao tamanho e formato do mamilo.

Extrator Manual LOTUS Philips Avent

Quer algo que seja leve e que caiba na sua bolsa, ou apenas planeja extrair de vez em quando? Então o Extrator de leite manual oferece a flexibilidade e a praticidade que você precisa. O manual não é tão rápido quanto o elétrico, mas você pode levá-lo para qualquer lugar!

Armazenamento e preparação após a extração do leite

Ao extrair o leite, certifique-se de congelar ou refrigerar. Você pode descongelar ou aquecer o leite quando quiser alimentar o seu bebê. Então, aqui estão algumas dicas para manter seu leite materno seguro:

  • Use recipientes de armazenamento estéreis  ou sacos de leite congelados para armazenar e organizar o leite;
  • Etiquete o leite com a data atual;
  • Refrigere o leite a 0-4°C (32-39°F) por até 48 horas;
  • Congele o leite assim que for extraído (por até três meses);
  • Coloque o leite na parte de trás da geladeira ou freezer, em vez de na porta, para manter a temperatura consistente;
  • Use o leite descongelado transferido para a geladeira dentro de 24 horas;
  • Não recongele o leite descongelado;
  • Transporte o leite em um recipiente isolado com uma bolsa de gelo.

Após o armazenamento correto do leite, vem a preparação para o bebê. Portanto, aqui estão algumas dicas:

  • Descongele ou aqueça o leite materno em água morna ou com um aquecedor de mamadeira;
  • Não aqueça à temperatura de ebulição;
  • Teste a temperatura antes de servir. A ideal é entre a temperatura corporal e a ambiente.

Para mais dicas como essa, clique aqui.

Filtre por categorias

  • Dicas de Saúde
  • Dicas Femininas
  • Dicas Masculinas
  • Dicas para o Bebê

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

Quais alimentos evitar durante a gravidez
chupeta