7 cuidados para quem tem rosácea ao barbear - Blog Philips
Home > Dicas masculinas > 7 cuidados para quem tem rosácea ao barbear

7 cuidados para quem tem rosácea ao barbear

7 de novembro de 2022 Tempo de leitura: 5 minutos

7 cuidados durante o barbear para quem tem rosácea

Vermelhidão e grande sensibilidade no rosto são alguns dos sintomas da rosácea, doença inflamatória crônica da pele que afeta principalmente a região da testa, nariz, bochechas e queixo. Mesmo sendo mais comum entre as mulheres de pele clara, com idade entre 30 e 60 anos, a inflamação também acomete os homens, que geralmente desenvolvem as formas mais graves da doença.

De acordo com a médica dermatologista e consultora da Philips, Dra. Judith Cavalcante, a inflamação pode vir acompanhada de espinhas, irritação nos olhos, sensação de ardor e coceira, além de deixar a pele mais grossa em quadros mais avançados da inflamação. Com esses sintomas na região do rosto, muitos homens deixam de lado o barbear por acreditar que o procedimento também pode desencadear a rosácea. “O ato de eliminar os pelos do rosto não ocasiona a doença, mas pode agravar o quadro se não for utilizado um aparelho de barbear adequado para peles sensíveis. Com isso, o próprio trauma do procedimento pode piorar as lesões, já que a barreira cutânea fica comprometida”, comenta a médica.

A especialista alerta ainda que algumas outras questões também ampliam os sintomas da rosácea, como o consumo de bebida alcoólica, alimentos condimentados, exposição solar, mudanças de temperatura, exercício físico e o estresse. “Apesar da causa da rosácea não ser totalmente conhecida, fatores genéticos, alergia a ácaros e fragilidade dos vasos sanguíneos são alguns dos principais causadores da doença”, explica a dermatologista.

Para evitar a vermelhidão após o barbear, a Dra. Judith Cavalcante traz os principais cuidados que os homens que têm rosácea devem tomar durante o procedimento. Acompanhe:

1. Acompanhamento médico

O primeiro passo é manter a rosácea o máximo possível sob controle por meio do acompanhamento com um dermatologista, que irá recomendar o tratamento adequado para cada caso.

2. De olho no barbeador

Dê preferência para um método de barbear suave, que não agrida a barreira cutânea. Os aparadores elétricos são uma boa opção, pois apenas cortam o pelo a uma certa distância da pele, a protegendo de possíveis lesões. Evite métodos como lâminas descartáveis, cera quente ou fria.

3. Temperatura ideal

Evite o hábito de usar calor local antes de fazer a barba ou lavar o rosto com água quente, optando por água fria ou morna.

4. Pré e Pós-Barba

Escolha cautelosamente os cosméticos que usa em sua pele, preferindo os desenvolvidos para pele sensível e sem perfume.

5. Proteção solar

Use filtro solar facial FPS 50 de amplo espectro todas as manhãs e sempre que se expuser ao sol.

6. Cuidado extra

Utilize água termal no rosto no pré e/ou pós-barba, o produto conta com ação calmante ideal para peles sensíveis.

7. Fique de olho

Conheça e controle os fatores que desencadeiam a piora da rosácea, como consumo de álcool e alimentos condimentados.

Não há cura para a rosácea, mas existem tratamentos para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, mantendo a doença sob controle. Por isso, vale a pena consultar um dermatologista, que indicará o tratamento de acordo com o estágio, localização das lesões e estilo de vida de cada paciente”, comenta a especialista.

Dra. Judith Cavalcante explica que já estão disponíveis diversas intervenções para estabilizar a rosácea, como remédios em comprimidos ou de uso local, tecnologias a laser e injeções para serem aplicadas diretamente na pele afetada. “Para identificar o tratamento mais adequado, a dermatologista deve avaliar cada caso isoladamente. Entretanto, em todos eles, será sempre necessário cuidados de skincare adaptados à pele com rosácea e o controle dos gatilhos, evitando traumas de métodos de barbear agressivos, como lâminas descartáveis e cera”, finaliza a especialista.

O Philips OneBlade (QP2521/10) é uma ótima opção para os homens que querem manter o estilo de barba mais despojado. Ele é ideal para aparar, contornar e raspar qualquer comprimento de pelo com total proteção. A lâmina OneBlade se move 200 vezes por segundo e tem durabilidade de até quatro meses, proporcionando um barbear não tão rente a pele. O aparelho conta com dois pentes de 1 e 2 milímetros, tem capacidade para até 45 minutos de funcionamento sem fio e é 100% à prova d’água, podendo ser utilizado tanto à seco quanto molhado.

O Barbeador Acquatouch (S1121/41) conta com 27 lâminas ComfortCut auto afiadoras que oferecem um barbear suave e refrescante, tanto na pele seca quanto molhada. Com funcionalidade sem fio de até 40 minutos após 8 horas de carga e 100% à prova d’água, o aparelho possui cabeças flutuantes 3D que garantem um barbear bem definido, já que suas lâminas se movem para se ajustar aos contornos do rosto, criando um contato suave com a pele sem muita pressão. O Barbeador Aquatouch, da Philips, foi especialmente desenvolvido para proteger a pele e diminuir as chances de micro-cortes e de irritação.

O Aparador Multifuncional 7 em 1 Serie 3000 (MG3721/77) permite qualquer estilo ao seu alcance. Com lâminas auto afiadoras e totalmente laváveis, o aparelho possibilita aparar pelos da barba, nariz, orelhas e corpo, além dos cabelos. Versátil e prático, o aparador acompanha caixa organizadora, com pente para cabelos de  9mm, pente para corpo 3mm, pente ajustável para barba (de 3mm a 7mm) e 2 pentes para barba curta (1mm e 2mm).  Totalmente lavável, o aparelho tem funcionamento de até 60 minutos após 16h de carga.

Para mais dicas como essa, clique aqui.

Filtre por categorias

  • Dicas de saúde
  • Dicas femininas
  • Dicas masculinas
  • Dicas para o bebê
  • Sem categoria

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

Como escolher o melhor aparador de barba
Autocuidado masculino 5 dicas para uma depilação corporal segura