Por que meu bebê cospe tanto? - Blog Philips
Home > Dicas para o bebê > Por que meu bebê cospe tanto?

Por que meu bebê cospe tanto?

12 de dezembro de 2022 Tempo de leitura: 5 minutos

Por que meu bebê cospe tanto

Quer este seja seu primeiro bebê ou o terceiro, você certamente terá dúvidas sobre alimentação. Entre algumas dessas preocupações está o assunto do bebê cuspir, então você não está sozinho se está se perguntando “por que meu bebê cospe tanto?

Então, por que os recém-nascidos cospem em primeiro lugar? E é normal os bebês cuspirem? Essas perguntas provavelmente já passaram pela sua cabeça mais de uma vez. Este artigo fornecerá informações essenciais para ajudar a esclarecer dúvidas e o que você pode fazer para ajudar.

Se você tiver alguma dúvida ou se seu bebê estiver apresentando outros sintomas, entre em contato com seu profissional de saúde.

Por que os bebês cospem e quanto é normal?

Vamos começar analisando por que os bebês cospem e abordamos a pergunta comum de “por que meu bebê está cuspindo tanto?” Muitos recém-nascidos cospem após as mamadas ou enquanto arrotam porque seu trato digestivo ainda não está totalmente desenvolvido. E existem algumas situações em que os recém-nascidos têm maior probabilidade de vomitar do que outras.

Então, o que causa esse refluxo em bebês? Abaixo estão algumas das principais razões pelas quais os bebês cospem:  

  • Seu bebê comeu demais
  • Seu bebê se alimentou muito rápido
  • Você está fazendo seu bebê arrotar
  • Seu bebê tem muito ar na barriga
  • Seu bebê está babando devido ao excesso de saliva ou muco

Simplificando, cuspir após algumas ou mesmo todas as mamadas é perfeitamente normal para um bebê em crescimento. Mas há algumas coisas a serem observadas para garantir que seu filho não cruze a linha entre cuspir e vomitar. Os dois são muito diferentes e você deve consultar um médico se seu bebê estiver vomitando com força durante toda ou a maior parte da alimentação.

Consulte um médico se seu bebê apresentar os seguintes sintomas:

  • Cospe com frequência e não está crescendo ou ganhando a quantidade de peso esperada
  • Parece estar com dor, chorando muito ou arqueando as costas
  • Tosse ou tem dificuldade em respirar, o que pode ser um sinal de esôfago irritado
  • Cospe mesmo quando não comeu nada
  • Vomita com força
  • Tem febre ou diarreia, o que pode ser um sinal de que ele ou ela está desidratado

Se o seu filho vomita apenas pequenas quantidades de leite após as mamadas e continua a crescer a um ritmo saudável, tenha a certeza de que isto é muito normal e não é motivo de preocupação. Se você tiver alguma dúvida sobre refluxo em bebês, confira este artigo para descobrir quais são os sintomas e como você pode lidar com isso.

O que você pode fazer

Agora que você sabe que cuspir é perfeitamente normal e o que o causa, provavelmente está se perguntando se há algo que possa fazer para ajudar. Depois de consultar o médico de seu filho e constatar que o fato de ele cuspir é normal, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar durante esses momentos difíceis:  

1. Arrotar regularmente

Além de arrotar após as mamadas, você pode tentar fazer seu filho arrotar entre a troca de seios. E ao alimentar seu bebê com uma mamadeira, tente arrotar a cada 50ml ou 60ml.

2. Mantenha seu bebê ereto após as mamadas

Como já dissemos, uma das razões pelas quais os bebês regurgitam é porque estão sendo arrotados. Um assento infantil pode realmente tornar o ato de cuspir ainda mais comum, pois eles tendem a estar em uma posição diagonal, o que coloca pressão desnecessária em sua barriga. Em vez disso, tente segurar o seu bebê na posição vertical após as mamadas e enquanto arrota.

3. Evite movimentos após as mamadas

Para ajudar a evitar que o leite volte após uma sessão de alimentação, é melhor ficar longe de qualquer salto, balanço ou brincadeira ativa até que o leite tenha se acomodado melhor na barriga do bebê.

4. Mantenha a cabeça do bebê erguida durante a alimentação

Enquanto você está tentando encontrar posições de alimentação que funcionem para você e seu bebê, tente evitar aquelas em que a cabeça do bebê esteja abaixada. Em outras palavras, certifique-se de que a cabeça do seu filho esteja acima dos pés durante a alimentação.

5. Levante a cabeceira do colchão do seu bebê

Pode ser útil enrolar algumas toalhas ou cobertores e colocá-los embaixo – não em cima – do colchão do berço do bebê. Certifique-se de fazer isso apenas na cabeça e que não haja dobra no meio. Deve haver apenas uma inclinação muito leve, para evitar que o bebê escorregue.

É apenas natural

Lembre-se de que cuspir é uma parte perfeitamente natural – e às vezes confusa – da maternidade. Existem diferentes razões pelas quais os bebês cospem, mas desde que seu filho pareça satisfeito após a alimentação e esteja crescendo em um ritmo saudável, você não deve se preocupar. E a verdade é que cuspir provavelmente afetará mais você do que seu bebê, que pode nem perceber.

Se notar quaisquer outros sintomas ou se sentir que o seu bebé não está tomando leite suficiente, não hesite em acionar o seu médico para obter ajuda. Se o seu profissional de saúde confirmar que o cuspe do seu bebê é normal, tudo o que resta a fazer é ter um babador de arroto pronto!

Para mais dicas como essa, clique aqui.

Filtre por categorias

  • Dicas de saúde
  • Dicas femininas
  • Dicas masculinas
  • Dicas para o bebê
  • Sem categoria

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

Pregnant woman checking blood sugar
Mãe na cama amamentando o bebê