Como acalmar o seu bebê - Blog Philips
Home > Dicas para o bebê > Como acalmar o seu bebê

Como acalmar o seu bebê

2 de janeiro de 2023 Tempo de leitura: 6 minutos

Como acalmar o seu bebê

O choro é a forma de comunicação do seu bebê, mas apesar de ser natural, é totalmente normal querer tentar confortar o seu bebê. Inevitavelmente, isso pode deixar os pais se perguntando como fazer um bebê parar de chorar. Pode parecer um desafio às vezes, mas entender as causas pode ajudá-la. Lembre-se: você está indo muito bem. Estamos aqui apenas com algumas dicas úteis para ajudar a tornar sua jornada um pouco mais tranquila.

Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre o choro do seu bebê, nunca hesite em entrar em contato com um médico. Às vezes, o choro pode ser um sinal de um problema médico subjacente, por isso é melhor abordar quaisquer sintomas adicionais assim que você os notar.

Por que seu bebê chora

O choro do bebê não é apenas normal, mas esperado, especialmente durante os primeiros três meses de vida. Geralmente, os bebês choram por um total de uma hora por dia durante as primeiras semanas. Por volta das seis semanas de idade, seu bebê pode chorar até duas horas por dia e voltará a chorar por uma hora por volta das oito semanas de idade. Lembre-se, porém, que todos os bebês são diferentes, assim como seus hábitos de choro! 

O choro é o método de comunicação do seu bebê e uma maneira de ele lhe dizer que algo está errado, então, quando se trata de aprender como faze-lo parar de chorar, a chave é saber o que está deixando-o agitado. Ele pode chorar se:

  • Sente fome
  • Sente gases
  • Precisa de uma troca de fralda
  • Sente sono
  • Quer ser abraçado
  • Tem refluxo ácido
  • Tem pés frios
  • Tem cólica

Se seu bebê chora mais de três horas por dia e mais de três dias por semana, ele pode ter cólicas. Entretanto, isso não é motivo para pânico e há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a acalmar um bebê com cólica.

Se você acha que a causa do choro pode ser que seu bebê tenha refluxo ácido, você pode aprender mais sobre os diferentes tipos de refluxo e como lidar com isso aqui.

Certifique-se de entrar em contato com o médico do seu filho se ele parecer doente ou apresentar os seguintes sintomas além do choro excessivo: 

  • Febre
  • Dificuldade para respirar ou tosse
  • Vômito
  • Diarréia
  • Irritação na pele
  • Choro piorado quando segurado ou movido
  • Irritabilidade extrema ou exaustão

Como acalmar um bebê chorando

Depois de reduzir as possíveis causas do choro, você estará mais bem informado sobre como acalmar um bebê. A coisa mais importante a se lembrar é não ficar frustrada e ficar o mais calmo possível.

Aqui estão alguns conselhos e dicas sobre como acalmar um bebê:

1. Enrole seu bebê

Uma das técnicas mais úteis para acalmar um bebê chorando é enfaixar. Contudo, certifique-se de não cobrir a cabeça do bebê ou superaquecê-lo. E não enrole quando seu filho começar a rolar, geralmente por volta dos quatro meses de idade.

2. Segurar e confortar

Quando seu bebê está chorando, é natural querer pegá-lo no colo. E quando seu recém-nascido está chorando sem motivo, geralmente é porque ele quer ser abraçado ou acariciado. Portanto, se você está tentando descobrir como acalmar um bebê agitado à noite, tente segurá-lo em pé ou em uma cadeira de balanço até que ele volte a dormir. Quaisquer movimentos ou vibrações suaves podem ser muito reconfortantes.

3. Ruído branco

Um pouco de ruído branco pode ajudar bastante ao acalmar o seu bebê. Tente usar uma boa lista de reprodução de ruído branco ou uma máquina de ruído branco para acalmar seu recém-nascido. Como alternativa, você pode usar uma babá eletrônica como a SCD831/78 da Philips, que vem com canções de ninar relaxantes para ajudar a acalmar o seu bebê. Mas lembre-se de evitar sons altos e desligar o ruído branco assim que ele estiver acordado e calmo, para que ele se acostume com os sons normais do dia a dia.

4. Incentive o sono noturno

É melhor incentivar o sono noturno em vez do diurno. Então, se seu recém-nascido dormiu durante o dia por mais de duas horas, tente acordá-lo com cuidado pois isso ajudará ao tentar fazer seu bebê dormir à noite. Para acalmar um bebê agitado à noite, a técnica de enfaixamento combinada com um pouco de ruído branco pode resolver o problema.

5. Amamentação

Procure por sinais de fome e certifique-se de não alimentar seu bebê toda vez que ele chorar, pois isso pode levar à superalimentação. Para alimentação com fórmula, sinta-se à vontade para dar ao seu recém-nascido se mais de duas horas se passaram desde a última sessão. Se você estiver amamentando, pode amamentar seu filho se já tiver passado mais de uma hora e meia desde a última alimentação. E lembre-se de manter a ingestão de cafeína em não mais do que duas porções por dia se estiver amamentando.

Tente ficar calma(o)

Ao aprender como fazer um bebê parar de chorar, é melhor dar o exemplo ao tentar permanecer o mais calmo possível. Sabemos que pode ser fácil ficar frustrada ou sentir que está fazendo algo errado quando seu bebê chora. Portanto lembre-se, você está indo muito bem, o choro é perfeitamente normal e você descobrirá como acalma-lo rapidamente.

Se o seu bebê apresentar qualquer outro sintoma ou se você tiver alguma dúvida ou preocupação, lembre-se de entrar em contato com um profissional de saúde para obter mais suporte.

Para mais dicas como essa, clique aqui

Babá eletrônica Avent

Babá eletrônica Avent que monitora o bebê através de som e imagem digital, dia e noite, de qualquer lugar da casa, passando segurança sem precisar entrar no quarto do bebê e interromper seu sono. Ouça seu bebê com uma qualidade de som perfeita e monitore a sua segurança.

Filtre por categorias

  • Dicas de saúde
  • Dicas femininas
  • Dicas masculinas
  • Dicas para o bebê
  • Sem categoria

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

Pregnant woman checking blood sugar
Mãe na cama amamentando o bebê