Voltar ao trabalho depois de ter um bebê é uma transição importante que você e seu filho farão juntos. Além das mudanças físicas pelas quais seu corpo passou para gerar seu lindo bebê, você também experimentará novas emoções na volta ao trabalho. Por isso, criamos este guia para ajudar a facilitar a primeira separação de seu bebê.
Veremos o que você pode esperar ao voltar ao trabalho depois de ter um bebê e como a preparação pode realmente ajudar. Se você planeja amamentar, também veremos como você pode continuar alimentando seu bebê com leite materno mesmo quando estiver separado. E lembre-se, se você tiver dúvidas ou preocupações, sempre consulte um profissional de saúde.
Uma das chaves para a transição de volta ao trabalho é a preparação. Desde estabelecer uma rotina de extração até encontrar um cuidador para o seu bebê, a preparação avançada pode ajudar a aliviar o estresse desnecessário. Portanto, abaixo estão algumas de nossas dicas para você se preparar:
Para muitas mães, uma das etapas mais importantes é encontrar o cuidador certo para o bebê. Então, saber que você contratou um zelador com quem se sente confortável e em quem confia tornará o retorno ao trabalho muito mais fácil. Seja um amigo, um membro da família, uma creche ou uma babá, escolha alguém que você e seu bebê vão adorar.
Se você está um pouco nervosa em voltar ao trabalho e extrair leite no escritório, tenha certeza de que a lei está do seu lado. O artigo 396 da CLT prevê que após o retorno da licença maternidade, que atualmente é de 120 dias, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais de meia hora cada um com a finalidade de amamentar o bebê, inclusive se advindo de adoção. Isto deve ocorrer até que ele complete seis meses de idade e os horários de descanso podem ser definidos entre empregador e empregada individualmente. Se a extração for feita no local de trabalho, o empregador é obrigado a dar a você acesso a um lugar diferente do banheiro para extrair seu leite de maneira confortável, segura e privada. Portanto, considere falar com o seu departamento de RH antes de retornar ao trabalho para descobrir as políticas da sua empresa.
A comunicação é fundamental para que você se sinta confortável antes de retornar ao trabalho e para manter seu empregador informado sobre o que ele pode esperar do seu retorno. Fale com o seu empregador com antecedência se planeja extrair no trabalho para estabelecer um local e horário designados antes de retornar.
Informe ao seu profissional de saúde, entes queridos e familiares que você voltará ao trabalho pois mantê-los informados tornará mais fácil para você entrar em contato para um bate-papo ou suporte, se necessário. Uma boa comunicação e uma rede de suporte confiável e atenciosa são essenciais em todas as etapas de sua jornada.
Em seguida, crie um plano de bombeamento antes de retornar da licença de maternidade. A preparação pode incluir quantas vezes você vai bombear, onde vai bombear e como vai bombear.
Em geral, você pode esperar bombear o mesmo número de vezes que amamentaria seu bebê. Nos primeiros meses de vida, isso ocorre cerca de oito a 12 vezes em 24 horas. Embora todas as mães sejam diferentes, a extração geralmente leva cerca de 10 a 15 minutos quando você se sentir confortável usando uma bomba extratora manual ou elétrica. E para ajudá-la a se sentir relaxada, você pode trazer uma foto ou assistir a um vídeo do seu bebê em seu telefone enquanto extrai.
Se você precisa de uma bomba de leite antes de voltar ao trabalho, o extrator elétrico movimento natural da Philips foi projetado para produzir mais leite em menos tempo (ideal para extrair leite no trabalho). Ajuda a reduzir o tempo de extração e possui uma almofada de massagem macia que estimula suavemente o fluxo de leite. Esse extrator também é fácil de configurar para que você possa bombear seu leite de forma rápida e eficiente no escritório. E caso você tenha muito leite ou bebês gêmeos você pode encontrar ele na versão dupla aqui.
Como a maioria das mães que voltam ao trabalho após a licença maternidade, você provavelmente experimentará mudanças emocionais que nunca sentiu antes. Mas com uma preparação avançada, você já está um passo à frente.
Para mais dicas como essa, clique aqui.
O Extrator de Leite Eureka duplo é a opção mais eficiente. Embora seja um investimento maior, você obterá mais leite em menos tempo e de maneira silenciosa, tornando-o uma boa opção para mães que extraem diariamente – em casa ou no trabalho.
Quer algo que seja leve e que caiba na sua bolsa, ou apenas planeja extrair de vez em quando? Então o Extrator de leite manual oferece a flexibilidade e a praticidade que você precisa. O manual não é tão rápido quanto o elétrico, mas você pode levá-lo para qualquer lugar!
O Extrator de Leite Eureka individual é a uma ótima opção também. Com ele você obterá mais leite em menos tempo e de maneira silenciosa, tornando-o uma boa opção para mães que extraem diariamente – em casa ou no trabalho.
2023
2022