Mitos e verdades sobre os extratores de leite na amamentação
Home > Dicas para o bebê > Mitos e verdades sobre os extratores de leite na amamentação

Mitos e verdades sobre os extratores de leite na amamentação

28 de fevereiro de 2023 Tempo de leitura: 5 minutos

Mitos e verdades sobre os extratores de leite na amamentação

O mundo está em constante mudança, e a visão sobre o suporte no período do puerpério precisa acompanhar as mudanças. Um dos grandes desafios é deixar o processo de estabelecimento da amamentação mais prático, eficaz e seguro, e aproveitar de todos os recursos que os avanços tecnológicos proporcionam.

A rede de apoio é um exemplo da necessidade de constantes mudanças. O estabelecimento da amamentação é um dos períodos mais complexos do puerpério. Portanto, a rede de apoio para amamentação precisou se ampliar e hoje não são somente pessoas, a rede de apoio também conta com serviços e equipamentos. Um grande aliado que pertence a rede de apoio da amamentação, são os extratores de leite materno. E como tudo na vida, temos mitos e verdades a respeito do uso dos extratores.

Saiba o que é mito ou verdade

Somente mulheres que precisam armazenar leite para ir trabalhar utilizam a bomba de extração de leite.

MITO.

A retirada do excesso produzido, por exemplo, pode aliviar o peso da mama e estimular a produção contínua de leite.

A extração do leite irá diminuir a quantidade do leite produzido.

MITO.

A retirada não diminui em nada a quantidade de leite da mãe. A retirada do excesso de leite produzido estimulará constantemente a sua produção.

É importante massagear o seio antes da utilização da bomba.

VERDADE.

Esse passo é fundamental e tem como objetivo principal, estimular todos os ductos da mama, pois mesmo que a mama não pareça cheia, esse passo estimulará a produção de leite.

Os extratores são acessórios.

MITO.

Hoje os extratores de leite são considerados como rede de apoio, pois além de facilitar a extração em diversas situações, ele possibilita o armazenamento do leite, aumentando a oferta de leite materno para o bebê caso a mãe precise voltar ao trabalho, tenha compromissos, viagens ou outros afazares. Além disso, é muito importante para mães de prematuros.

O acúmulo de leite pode causar mastite.

VERDADE.

A mastite nada mais é do que uma inflamação das glândulas dos seios. Então, entre as formas de se evitar a formação desses nódulos estão: massagens constantes, compressas mornas e a extração do leite até o alívio da dor.

As mães lactantes só podem utilizar as bombas elétricas uma vez ao dia.

MITO.

A retirada do leite pode ser feita quantas vezes a mãe achar necessário, pois isso não diminui em nada a quantidade produzida. Não machuca o mamilo, não causa dor.

O extrator pode causar fissura.

VERDADE.

Sim, se o funil do extrator tiver o orifício estreito em relação ao mamilo, ele pode prendê-lo na parede do funil, o que pode causar fissuras e dor durante a extração.

Bomba elétrica deixa a mama flácida.

MITO.

É um mito muito discutido entre as mães e quando o assunto é extração do leite, essa preocupação aumenta por ver a aréola se esticar durante a extração. Contudo, isso é mito.

Todos os extratores são iguais.

MITO.

No mercado atual, temos extratores manuais, a bateria e elétricos. No caso dos elétricos, temos opções de extratores simples ou duplos. Todos podem ser utilizados para extrair e estimular a produção de leite, entretanto a diferença está na eficiência, economia de tempo e na potencialização do estímulo hormonal.

Mães de bebes prematuros devem usar extrator desde os primeiros dias do bebê na NICU

VERDADE.

Se na primeira semana de vida do bebê ele dormir muito e os pais tiverem dificuldades para acordá-lo, por exemplo, a mãe pode usar o extrator e dar o leite para o bebê.

Caso você tenha mais dúvidas sobre o uso de extratores de leite, consulte um profissional da área de sua confiança.

Dicas Philips de produtos

Extrator de Leite Eureka duplo é a opção mais eficiente. Embora seja um investimento maior, você obterá mais leite em menos tempo e de maneira silenciosa, tornando-o uma boa opção para mães que extraem diariamente – em casa ou no trabalho.

Entre em uma nova era de extração com um equilíbrio perfeito de sucção e estimulação do mamilo inspirado na forma natural como os bebês mamam. O Extrator de leite elétrico Philips Avent mantém o fluxo de leite ideal e se adapta suavemente ao tamanho e formato do mamilo.

Quer algo que seja leve e que caiba na sua bolsa, ou apenas planeja extrair de vez em quando? Então o Extrator de leite manual oferece a flexibilidade e a praticidade que você precisa. O manual não é tão rápido quanto o elétrico, mas você pode levá-lo para qualquer lugar!

Para mais dicas como essa, clique aqui.

Filtre por categorias

  • Dicas de saúde
  • Dicas femininas
  • Dicas masculinas
  • Dicas para o bebê
  • Sem categoria

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

Pregnant woman checking blood sugar
Mãe na cama amamentando o bebê