A ligação entre a gravidez e a saúde dos dentes - Blog Philips
Home > Dicas de Saúde > A ligação entre a gravidez e a saúde dos dentes

A ligação entre a gravidez e a saúde dos dentes

23 de dezembro de 2021 Tempo de leitura: 5 minutos

mulher grávida

Você sabia que há uma ligação entre a gravidez e seus dentes? Descubra tudo o que você precisa saber sobre como cuidar da sua saúde bucal durante a gravidez.

Há muitas coisas que você precisa saber quando está grávida e se preparando para a chegada do seu bebê. Então, a princípio, você pode não pensar em como a gravidez pode afetar seus dentes e coisas como gengivite, sangramento nas gengivas e dentes sensíveis. Sua saúde bucal pode estar ligada à saúde do seu bebê, e saber como cuidar dos dentes durante a gravidez pode prevenir condições comuns que as mulheres vivenciam. Dessa forma, a Philips ensina tudo o que você precisa saber sobre a gravidez e o cuidados com os seus dentes.

Por que é tão importante ter cuidado extra com seus dentes

Seu corpo passa por algumas mudanças incríveis durante a gravidez. Muitas delas são desencadeadas por um aumento dos hormônios e todos trabalham fora dos bastidores para ajudar seu bebê a se desenvolver de forma saudável.

O aumento dos hormônios no corpo também afeta os dentes e as gengivas. Por exemplo, você pode sentir seus dentes mais sensíveis ou gengivas inchadas e inflamadas. Isso às vezes pode levar ao que é chamado de gengivite na gravidez. Se não tratada, a doença gengival pode levar ao nascimento prematuro e ao baixo peso do bebê ao nascer.

Em primeiro lugar precisamos entender quais são as principais doenças:

Gengivite

Como mencionamos anteriormente, uma das condições em que você pode ser mais propensa durante a gravidez é a doença gengival. O primeiro estágio da doença é também conhecido como gengivite. Por exemplo, alguns sinais-chave a serem observados durante a gravidez são o sangramento das gengivas quando você está limpando entre os dentes, gengivas vermelhas ou inchadas e mau hálito persistente.

Tente isto: verifique se você está escovando duas vezes por dia e limpando entre os dentes diariamente. Se você estiver preocupada com a saúde da sua gengiva, agende uma consulta com seu dentista.

Erosão do esmalte

O aumento dos hormônios geralmente causa enjôos matinais e isso pode levar à erosão do esmalte. O vômito repetidamente deixa os dentes revestidos de forte ácido estomacal, ou seja, aumentando o risco de cárie dentária.

Tente isto: Resista ao desejo de escovar os dentes imediatamente para evitar danificar o esmalte dos seus dentes. Em vez disso, lave a boca com água da torneira. Espere pelo menos uma hora antes de escovar os dentes.

É seguro ir ao dentista?

Muitas mulheres se perguntam como uma visita ao dentista afetará seu bebê.

Tenha certeza de que é seguro visitar o dentista durante a gravidez. Limpezas ou exames de rotina são recomendados e qualquer tratamento desnecessário pode ser adiado até depois do parto.

No caso de tratamento preventivo, modificações podem ser tomadas para manter seu bebê seguro. Por exemplo, raios-x odontológicos são considerados seguros durante a gravidez com a proteção adequada, de acordo com a American Dental Association.

Alguns medicamentos não são seguros durante a gravidez, por isso é importante informar imediatamente ao seu dentista que você está grávida. Seu dentista lhe dará orientação sobre os melhores cuidados possíveis para você e seu bebê.

Planejando visitas ao dentista

Ainda nos estágios de planejamento da sua gravidez? Agora é o momento perfeito para agendar uma visita com seu dentista. Assim, você pode planejar tratamentos urgentes antes de engravidar, e seu dentista pode lhe dar orientação especializada sobre como cuidar dos dentes durante a gravidez.

Durante a gravidez, o segundo trimestre tende a ser o trimestre ideal para tratamentos de saúde bucal. Portanto, é importante manter visitas regulares ao dentista duas vezes por ano ou, mais frequentemente, se for aconselhado pelo seu dentista.

Agora temos algumas dicas finais para você cuidar bem dos seus dentes:

1. Escove pelo menos duas vezes ao dia

Escovar por dois minutos, pelo menos duas vezes ao dia, é a maneira ideal de combater a placa bacteriana e prevenir a gengivite na gravidez. Para uma limpeza mais completa, considere o uso de uma escova de dentes elétrica como a Philips Sonicare. É mais eficaz na remoção de bactérias do que uma escova de dentes manual;

2. Use o fio dental todos os dias

Existem alguns pontos que a sua escova não consegue alcançar, por isso certifique-se de passar o fio dental entre os dentes todos os dias para remover as partículas de comida alimentam as bactérias. Se você não usa o fio dental regularmente, considere o uso de um Philips AirFloss. O aparelho tem spray de ação tripla e remove 99.9% das placas entre os dentes;

3. Se alimente de forma balanceada

Sabemos que os desejos de gravidez são realmente fortes. Infelizmente, o melhor é evitar alimentos açucarados para evitar a cárie dentária;

4. Diga ao seu dentista que você está grávida o mais rápido possível

É importante alertar o seu dentista, quando estiver grávida, caso precise modificar o tratamento;

5. Agende visitas regulares ao dentista

É melhor visitar seu dentista para uma consulta de rotina duas vezes por ano.

Tem mais perguntas ou está preocupado com os dentes durante a gravidez? Agende uma consulta com o seu dentista.

Filtre por categorias

  • Dicas de Saúde
  • Dicas Femininas
  • Dicas Masculinas
  • Dicas para o Bebê

Navegue por Data

2021

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar
menina com escova de dentes elétrica