Como escovar os dentes corretamente - Blog Philips
Home > Dicas de Saúde > Como escovar os dentes corretamente

Como escovar os dentes corretamente

22 de dezembro de 2021 Tempo de leitura: 6 minutos

menina com escova de dentes elétrica

Escovar os dentes é crucial para evitar a formação de placa bacteriana na boca e manter os dentes e as gengivas saudáveis. Para melhorar a vida das pessoas e ter os melhores resultados da sua rotina de higiene bucal, a Philips criou um tutorial de como escovar seus dentes corretamente, de maneira simples, mas eficaz.

Quando se prepara para o trabalho ou qualquer outro evento social, quanto tempo você gasta pensando em escovar os dentes e as gengivas? Não é raro as pessoas verem a higiene bucal como algo separado do resto de suas rotinas diárias, então escovar e usar o fio dental pode ser uma tarefa fácil de ignorar. Se isso soa como algo que você faz regularmente, é uma boa idéia rever as técnicas de escovação adequadas e algumas das muitas razões pelas quais escovar com uma escova de dentes elétrica ajudará você a obter o máximo de limpeza.

Técnica adequada de escovação de dentes: Corrigindo maus hábitos durante a escovação

Cáries e gengivite resultarão da falta de escovação, mas há alguns problemas que podem ser causados por técnica inadequada na hora de escovar (não importa o quão perfeccionista você seja). Aqui estão 3 regras fundamentais para escovar os dentes de forma segura e completa:

  • Regra 1: Não esfregue! Você provavelmente usou o método de esfregação por toda a sua vida, e esse é um hábito difícil de largar. Esfregar agressivamente, no entanto, pode causar irritação gengival desconfortável e até mesmo danos permanentes. Ao invés disso, use movimentos curtos de vai e vem, deixando as cerdas fazerem a maior parte do trabalho para você;
  • Regra 2: Menos pressão realmente limpa melhor. Isso pode parecer contra-intuitivo, mas esmagar a cabeça da escova contra os dentes e as gengivas impede que as cerdas limpem a placa entre os dentes, fazendo com que mais placas se acumulem.
    Dica: Ao escovar, tente segurar sua escova de dentes com apenas a ponta dos dedos. Isso ajudará a eliminar a vontade de pressionar demais;
  • Regra 3: Escove os dentes por pelo menos 2 minutos completos. Em média, as pessoas só escovam os dentes por 45 a 70 segundos. Contudo este não é tempo suficiente para cobrir bem todas as áreas da sua boca. Falta de cobertura significa que a placa tem tempo e espaço para se acumular, especialmente em áreas não escovadas. Use um timer se você não conseguir acompanhar – 2 minutos é o número mágico.

Escova manual ou elétrica?

Os dentistas geralmente concordam que as escovas de dentes elétricas são melhores contra as placas e mais gentis nas gengivas do que as escovas de dentes manuais. Com 62.000 movimentos por minuto, a limpeza que a sua boca recebe de uma única sessão de escovação de 2 minutos com uma escova de dentes elétrica da Philips Sonicare é equivalente a 1 mês de escovação manual.

Mudando da escova manual para elétrica

Seja você novato em usar uma escova de dentes elétrica ou um profissional experiente, é uma ótima ideia rever a maneira correta de segurar a escova elétrica. Para melhores (e mais seguros) resultados de escovação, tenha em mente que as escovas de dentes elétricas não requerem um aperto firme. Na verdade, é o oposto. Segure a sua escova de dentes elétrica apenas com as pontas dos dedos. Isso pode parecer estranho no começo, mas a falta de tensão em sua mão ajudará a evitar a esfregação e a aplicação de muita pressão enquanto você escova. Lembre-se, a escova de dentes elétrica é projetada para fazer todo o trabalho de escovação para você. Nenhum trabalho é necessário.

Uma vez dominada a maneira de segurar sua escova, coloque suavemente as cerdas contra a linha da gengiva, segurando a cabeça da escova em um ângulo de 45 graus, com as cerdas apontadas para cima e para baixo nos dentes – pense na borda das cerdas correndo ao longo da borda da sua linha de gengiva. Ao segurar a escova dessa maneira, você limpa suas gengivas e dentes ao mesmo tempo. Conforme mencionado, é muito importante que você nunca esfregue seus dentes e gengivas com uma escova de dentes elétrica.

Escovar para uma cobertura completa: experimente deslizar a escova

Quando estiver na posição correta, experimente deslizar a Sonicare. Tente isto: deslize lentamente a escova ao longo de três ou quatro dentes. Quando você chegar ao final dessa seção, deslize de volta para o começo. Repita os mesmos dentes por 10-15 segundos. Delizar a escova satisfaz o impulso de mover a mão, e oferece uma limpeza muito mais completa e suave. Lembre-se que existem 6 secções de dentes na sua boca, são 3 em cima e 3 embaixo. Depois de escovar completamente a primeira seção, continue cobrindo a frente e a parte de trás das 5 seções restantes. Então lembre-se, seus movimentos devem ser suaves e rítmicos. Sem esfregar e sem pressão.

Para uma escovação completa: Quando substituir a cabeça da escova

Obviamente, escovação regular e uso do fio dental é a maneira ideal para melhorar e manter sua saúde bucal. Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia durante pelo menos 2 minutos por sessão irá reduzir significativamente a quantidade de placa que é capaz de acumular em sua boca, evitando que problemas maiores, como tártaro e doença periodontal, ocorram.

A manutenção das suas cabeças de escova, no entanto, também é crucial para o sucesso do seu tratamento oral. Novas cerdas da cabeça da escova apontam na mesma direção e são cortadas em comprimentos precisos para alcançar os dentes. As cerdas usadas, porém, se desgastam e quebram com o desgaste, tornando-se incapazes de fazer seu trabalho. Como a placa se acumula onde quer que você a deixe, continuar usando uma cabeça de escova usada aumenta o risco de escovação inconsistente. Para uma escovação mais eficaz, substitua a cabeça da escova a cada 3 meses.

Se preocupar com a saúde dos seus dente é se preocupar com você! Conte sempre com a Philips!

Filtre por categorias

  • Dicas de Saúde
  • Dicas Femininas
  • Dicas Masculinas
  • Dicas para o Bebê

Navegue por Data

2021

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

mulher grávida