Como desmamar o bebê - Blog Philips
Home > Dicas para o Bebê > Como desmamar o bebê

Como desmamar o bebê

14 de março de 2022 Tempo de leitura: 3 minutos

Depois que a mãe e o bebê determinarem que é a hora de aprender a parar a amamentação, lembre-se de algumas coisas para ajudar a tornar a transição mais suave. Aqui estão as nossas dicas sobre como desmamar o bebê quando finalmente chegar a hora:

1. Desmame gradualmente

A principal coisa a se lembrar quando se trata de desmame, é fazê-lo gradualmente. Isso é para que a mãe e o bebê possam se ajustar adequadamente às mudanças físicas e emocionais.

Além disso, interromper a amamentação lentamente pode ajudar as mães a evitar problemas como ingurgitamento (enchimento excessivo das mamas com leite, deixando-as doloridas e tensas, o que dificulta o aleitamento) e desconforto geral da mama.

2. Extraia ou bombeie o leite

Para ajudar a prevenir o ingurgitamento durante o desmame, as mães podem precisar extrair ou bombear um pouco de leite com um extrator, especialmente se o bebê tiver menos de um ano de idade. Um truque ao aprender a interromper a produção de leite materno é remover menos leite do que o normal, para que os seios comecem a produzir menos.

Como o bombeamento estimula o fluxo de leite, é importante bombear por menos tempo que a duração de uma sessão de amamentação. Eventualmente, a produção de leite diminuirá até parar. Um extrator de leite elétrico que estimula suavemente o fluxo de leite em menos tempo com uma almofada de massagem macia podem ajudar nesse processo.

3. Faça uma sessão de amamentação a menos por semana

Então, como exatamente desmamamos gradualmente? Recomendamos interromper uma sessão por semana, começando com uma no meio-dia ou a que tende a ser a menos favorita do bebê. As últimas sessões a serem interrompidas são geralmente as sessões antes do bebê ir dormir e ao acordar. Enquanto um bebê está desmamando, os seios da mãe ainda produzem leite até que ela pare completamente de amamentar. Uma dica boa para as mães é utilizar absorventes de seios para ajudar a manter suas roupas secas e sem manchas de leite.

4. Introduzir outros alimentos durante as sessões normais de amamentação

Outra maneira de ajudar um bebê a se adaptar a essas novas mudanças é substituindo os horários normais de amamentação por outros alimentos. Os bebês com um ano de idade ou mais podem substituir as sessões usuais de amamentação pelo leite de vaca, caso tenham uma dieta com alimentos sólidos.

Embora o desmame seja uma parte natural da jornada de amamentação, é uma mudança muito importante que as mães farão com seus bebês. Juntamente com os novos sentimentos de orgulho pelo crescimento e desenvolvimento do bebê, os sentimentos de tristeza também são bastante normais. A amamentação cria um vínculo especial entre as mães e seus bebês. Portanto, a dificuldade em se despedir da amamentação não é incomum entre as mulheres que amamentam.

Então, para qualquer dúvida restante, não hesite em procurar uma opinião profissional. Cuide do seu corpo, cuide de você!

Filtre por categorias

  • Dicas de Saúde
  • Dicas Femininas
  • Dicas Masculinas
  • Dicas para o Bebê

Navegue por Data

2022

2021

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

ingurgitamento mamario
canal de leite obstruido