O que é ingurgitamento mamário e como evitá-lo? - Blog Philips
Home > Dicas para o Bebê > O que é ingurgitamento mamário e como evitá-lo?

O que é ingurgitamento mamário e como evitá-lo?

9 de maio de 2022 Tempo de leitura: 4 minutos

ingurgitamento mamario

Um dos problemas mais comuns de amamentação que as mães encontram é o ingurgitamento mamário (enchimento excessivo das mamas com leite). Embora seja bastante normal de ocorrer, ele pode ser desconfortável e pode levar a outros problemas. Portanto, é importante que as mães entendam o que é e como aliviar esse problema. Por isso, abordaremos todos os itens essenciais, incluindo prevenção, sintomas e alívio de ingurgitamento.

O que é?

É um inchaço nos seios que os deixam sensiveis e doloridos.

Essa condição geralmente é causada por um aumento no fluxo sanguíneo e no fornecimento de leite para as mamas, e por isso é muito comum nos primeiros dias após o parto. Entretanto, pode ocorrer dentro de uma a duas semanas após o parto ou a qualquer momento durante a amamentação.

Quanto tempo dura esse sintoma? Toda mulher é diferente e a duração dessa condição pode variar. Algumas apresentam sintomas leves por apenas um dia, enquanto outras podem apresentá-lo por até duas semanas.

Existem diferentes razões pelas quais as mulheres sofrem o ingurgitamento. As causas comuns são:

  • Falta de uma sessão de amamentação ou bombeamento;
  • Produzir mais leite do que o bebê normalmente consome;
  • Drenagem inadequada do leite (travamento inadequado);
  • Inflamação.

Quais os sintomas?

Os sinais do ingurgitamento mamário variam de pessoa para pessoa. Mas os mais comuns são:

  • Mamas duras ou tensas;
  • Seios macios ou sensiveis ao toque;
  • Seios pesados e cheios;
  • Mamas volumosas e inchadas.

Embora o ingurgitamento e a mastite possam parecer semelhantes, na verdade são condições completamente diferentes. A mastite é uma infecção da mama que resulta em sintomas semelhantes aos da gripe, enquanto o ingurgitamento é o resultado do enchimento excessivo das mamas com leite. O ingurgitamento pode levar a outras consequências negativas, como ductos de leite entupidos ou uma infecção na mama, e é por isso que é importante saber como tratar assim que os sinais aparecerem.

Como evitar ingurgitamento

Existem algumas maneiras que podem ajudar a impedir que ele se desenvolva. Pensando nisso, a Philips desenvolveu métodos e orientações para ajudar a evitá-lo. Nos primeiros dias da maternidade, pode ser mais difícil evitar mamas ingurgitadas à medida que o corpo se adapta às novas mudanças. Veja esses métodos que podem ajudar no alívio do ingurgitamento:

1. Faça uma verificação de mama

As mães devem marcar uma consulta antes que o bebê chegue, para verificar os seios. Um profissional de saúde pode fornecer recomendações para tornar a alimentação mais confortável.

2. Alimente ou bombeie regularmente

As mães que amamentam produzem leite regularmente, e é por isso que é importante acompanhar a produção alimentando ou bombeando frequentemente. As mães devem procurar amamentar pelo menos oito vezes a cada 24 horas, esvaziando completamente os seios a cada sessão. E nos momentos em que as mães não podem ficar com o bebê durante a amamentação, devem bombear o leite. O extrator de leite elétrico e o manual pode ajudar as mães a bombear confortavelmente mais leite em menos tempo, seja entre as sessões de amamentação ou longe do bebê.

3. Garanta uma trava adequada

É importante estabelecer uma boa trava de amamentação para garantir que o leite seja totalmente drenado. Isso também ajudará a evitar que outros problemas ocorram, como mamilos doloridos ou irritados.

4. Desmame devagar

Quando chegar a hora do bebê parar de mamar, as mães não devem interromper de uma vez. É melhor desmamar um bebê lentamente, diminuindo as mamadas pouco a pouco pois isso permite que as mamas diminuam gradualmente a produção de leite, o que ajudará a evitar mamas inchadas.

Essas e mais dicas você aprende clicando aqui!

Filtre por categorias

  • Dicas de Saúde
  • Dicas Femininas
  • Dicas Masculinas
  • Dicas para o Bebê

Navegue por Data

2022

2021

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

canal de leite obstruido