Desmame: saiba como e quando parar de amamentar
Home > Dicas para o bebê > Desmame: saiba como e quando parar de amamentar

Desmame: saiba como e quando parar de amamentar

24 de outubro de 2022 Tempo de leitura: 5 minutos

Desmame_saiba como e quando parar de amamentar

Como todas as coisas boas, a amamentação eventualmente chega ao fim. O desmame é um momento significativo tanto para a mãe quanto para o bebê, e é uma decisão que cabe inteiramente a eles. No momento em que a mãe e o bebê estão prontos para começar a desmamar, existem algumas dicas e métodos que podem ajudar a tornar essa transição tranquila e positiva.

Quando iniciar o desmame

Quando se trata de parar de amamentar, não há um tempo definido que todos devem seguir. Cada mãe e bebê são diferentes e o desmame é uma decisão totalmente pessoal, feita quando ambos estão confortáveis.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses. Recomenda-se a combinação de alimentos sólidos e leite materno até a criança completar um ano de idade. Se o bebê está deixando de amamentar antes de completar um ano, ele pode tomar fórmula infantil em vez de leite materno. E se o bebê parar de amamentar com um ano de idade ou mais, ele pode simplesmente pular a fórmula e começar a beber leite de vaca imediatamente.

Embora esta seja a recomendação, há muitas mães que param de amamentar antes do período de 12 meses, e há outras que continuam amamentando seu bebê por até dois anos. Isso é conhecido como amamentação prolongada e é uma opção perfeitamente saudável para mães e bebês que desejam continuar sua jornada de amamentação.

Sinais de que o bebê está pronto para começar a desmamar

As mães muitas vezes se perguntam como parar de amamentar, porque é muito raro um bebê parar de mamar por vontade própria. O desmame da amamentação geralmente é um processo gradual para a mãe e o bebê. Existem algumas maneiras pelas quais o bebê pode indicar que está pronto para iniciar o desmame:

  • Desinteresse ou agitação durante a amamentação
  • Sessões de amamentação mais curtas do que anteriormente
  • Facilmente distraído durante a amamentação
  • ‘Brincar’ no peito, como puxar ou morder
  • Chupando mas não extraindo leite

Como desmamar

Depois que a mãe e o bebê determinarem que é hora de parar a amamentação, há algumas coisas a serem lembradas para ajudar a fazer uma transição suave. Aqui está o nosso conselho sobre como desmamar o bebê:

1. Desmame gradualmente

A principal coisa a lembrar quando se trata de desmame é fazê-lo gradualmente. Isso é para que tanto a mãe quanto o bebê possam se ajustar adequadamente às mudanças físicas e emocionais.

Além disso, interromper a amamentação lentamente pode ajudar as mães a evitar problemas como ingurgitamento e desconforto geral da mama.

2. Extrair ou bombear leite

Para ajudar a prevenir o ingurgitamento durante o desmame, as mães podem precisar extrair um pouco de leite, especialmente se o bebê tiver menos de um ano de idade. Um truque para ajudar a parar a produção de leite materno é retirar menos leite do que o normal para que os seios saibam que precisam produzir menos.

Como o bombeamento estimula o fluxo de leite, é importante extrair por menos tempo do que a duração de uma sessão de alimentação. Eventualmente, a produção de leite diminuirá até parar. O uso de um extrator de leite elétrico como o Movimento Natural da Philips pode ajudar, pois ele estimula suavemente o fluxo de leite em menos tempo além de possuir uma almofada de massagem suave.

3. Elimine uma sessão de alimentação por semana

Recomendamos interromper uma sessão por semana, começando com uma alimentação ao meio-dia ou a que for menos favorita do bebê. As últimas a ir são geralmente as sessões antes de dormir e ao acordar.

Enquanto o bebê está desmamando, os seios da mãe ainda estarão produzindo leite até que ela pare completamente de amamentar. Enquanto isso, as mães podem achar esses absorventes higiênicos para os seios úteis para ajudar a manter suas roupas secas e sem manchas de leite.

4. Abraços extras podem ser necessários

Além das mudanças físicas que a interrupção da amamentação acarreta, as mães e seus bebês também passarão por mudanças emocionais. Os bebês devem receber carinho e amor extras durante esse período. O carinho extra pode ajudar a manter aquela sensação de proximidade e conexão que vem da amamentação.

5. Introduza outros alimentos durante as sessões normais de alimentação

Outra maneira de ajudar o bebê a se adaptar a essas novas mudanças é substituir os horários normais de amamentação por outros alimentos. Os bebês com um ano de idade ou mais podem substituir as sessões habituais de alimentação por leite de vaca ou lanches. 

Fazendo a transição

Embora o desmame seja uma parte natural da jornada da amamentação, é uma mudança muito importante que as mães farão com seus bebês. A amamentação cria um vínculo especial entre as mães e seus bebês. Portanto, a dificuldade de se despedir dela não é incomum entre as mulheres que amamentam.

Para quaisquer preocupações restantes, nunca hesite em procurar uma segunda opinião profissional.

Para mais dicas como essa, clique aqui.

Filtre por categorias

  • Dicas de saúde
  • Dicas femininas
  • Dicas masculinas
  • Dicas para o bebê
  • Sem categoria

Comentários

Seu comentário está aguardando aprovação...
Seja o primeiro a comentar

Relacionadas

Pregnant woman checking blood sugar
Mãe na cama amamentando o bebê